PRESIDENTE DA CÂMARA ACOMPANHA AUDIÊNCIA NA CELESC

Publicado em 09/02/2017 às 17:52 - Atualizado em 09/02/2017 às 18:27

Um problema que as autoridades e os agricultores do município de Irineópolis já estavam quase esquecendo -- porque na safra passada 2015-2016 correu tudo normalmente -- voltou à baila novamente na 1ª. sessão da Câmara Municipal da última segunda-feira, 6.

-- Os vereadores, Eleni Baum (PSDB) e Sérgio Roberto Binder (PP), atendendo inúmeras reclamações dos produtores de tabaco e dos agricultores em geral, falaram sobre os graves problemas causados à produção agrícola do município, provocados pelas constantes quedas de energia nesta safra de 2017.

-> Binder, na condição de presidente da Mesa Diretora, da tribuna, comunicou aos colegas que o prefeito Juliano Pereira (PSDB), já havia agendado para quarta-feira, 8, uma audiência com o presidente da Celesc, Cleverson Siewert, para tratar desta questão e, principalmente, da construção da Subestação da empresa na localidade de Rio D´Areia, que deverá ser entregue só em 2018.

Participaram da audiência nesta quarta-feira à tarde, o prefeito Juliano Pereira; o presidente da Câmara Municipal, Sérgio Roberto Binder; deputado Antônio Aguiar, o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, Francisco Eraldo Konkol, e assessora de imprensa da prefeitura, Ellen Colombo, o representante dos agricultores no Conselho de Consumidores da Faesc, Taironi Tornello.

O prefeito destacou que a conversa com o presidente da Celesc foi muito proveitosa. Cleverson Siewert explicou sobre o processo burocrático que envolve a obra e se comprometeu a dar andamento ao projeto de construção da subestação nos próximos dias.

- “Já estamos aptos para terminar o projeto específico da obra e assim poderemos lançar o edital de licitação da obra”, explicou o presidente e disse ainda que cuidará pessoalmente de todo o processo e nos próximos dias trará mais informações sobre a obra.

Tanto o prefeito Juliano Pereira, como o presidente da câmara, Sérgio Binder, disseram ao presidente da Celesc, Cleverson Siewert, que gostariam que a Subestação estivesse inaugurada e funcionando já para atender a safra 2017/2018.

Sérgio Binder disse que sentiu o empenho e a vontade do presidente da Celesc em agilizar o processo da construção desta importante unidade de distribuição de energia para o município de Irineópolis. “Eu na condição de presidente do legislativo e na função de vereador, vou fiscalizar pessoalmente e acompanhar o andamento das obras da Subestação”, garantiu.

A nova subestação que será construída na divisa entre os municípios de Canoinhas e Irineópolis, na localidade de Rio D´Areia, terá capacidade de 34,5 mil volts e beneficiará os moradores de Irineópolis e ainda moradores das localidades de Pinheiros, Barra Mansa, Rio dos Pardos e Rio da Areia, em Canoinhas, que sofrem há anos com problema das constantes quedas no fornecimento de energia elétrica, especialmente durante o período da cura do tabaco, quando os produtores aumentam o consumo nas estufas.

Por conta desses cortes bruscos e de longa duração, há perdas significativas na produção, na qualidade e queda no faturamento da produção de tabaco no município.

Conforme os diretores da Celesc, a obra que custará R$ 15 milhões, será financiada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e deve estar concluída no primeiro trimestre de 2018.

_____________________________________________________________

Edição: Lúcio Colombo - Assessor de Comunicação da Câmara Municipal de Irineópolis

Colaborou com a reportagem, a jornalista, Ellen Colombo - Assessora de Imprensa da Prefeitura de Irineópolis

As fotos são da Repórter-Fotográfica, Anelice Conci – Assessora de Comunicação da Celesc